quinta-feira, 20 de julho de 2017

Escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco (EACAPE)


Escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco (EACAPE)

Criado há quatro anos, o Escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco (Eacape) acompanha demandas jurídicas e sociais dos africanos no Estado. “Existe uma lacuna de políticas públicas para atender as demandas dos imigrantes. Recentemente conseguimos parceria com o Imip para que eles recebam atendimento de saúde”, destaca o gestor do Eacape, Altino Mulungu.

Para aqueles que não o conhecem Dr. Altino Mulungu, ele é carpinense por adoção, pois nasceu em Recife, PE, e mora em Carpina desde sua infância. Estudou no Salesiano e em seguida ingressou no curso de direito da UFPE. Recentemente concluiu uma pós-graduação em Diplomacia e Negócios Internacionais, na Faculdade Damas.

A missão institucional do EACAPE é em defesa e na promoção da grade de direitos humanos do imigrante acadêmico e econômico em Recife. Tem parceria com a DPU (PE), GT Racismo (MPPE), Sociedade Consular de PE, OAB/PE, IMIP (complexo hospitalar), Faculdade Damas, UNICAP, NEAB (UFPE) e GAJOP (entidade representante dos D.H. da ONU no nordeste).

Existe ainda, a atuação do cônsul do Senegal no Recife, Enio Castellar, e de entidades como a Associação dos Senegaleses de Pernambuco, lembrando que o Senegal é o país com o maior número de solicitação de julgamento de pedidos de refúgio no Ministério da Justiça do Brasil. Esse crescimento coincide com o período de expansão da economia brasileira e o impulso migratório.

(Adido de Imprensa Thiago de Menezes)





Na ilustração matéria do Jornal Voz do Planalto de julho/17

Nenhum comentário:

Postar um comentário