quinta-feira, 8 de junho de 2017

Data Nacional Italiana comemorada no Rio de Janeiro pelo Consulado Geral da Itália



Data Nacional Italiana comemorada no Rio de Janeiro

72º Anniversario della Liberazione d'Italia


Por Thiago de Menezes *




Por ocasião das comemorações do Dia da República Italiana o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro Riccardo Battisti e Senhora, convidaram muitas autoridades do mundo cultural e social da sociedade carioca, assim como personalidades ligadas ao universo consular e diretores de Câmaras de Comércio, para um concerto do pianista Paolo Di Sabatino, que se realizou no teatro do Instituto Italiano di Cultura no último dia 02 de junho de 2017. Em seguida houve uma recepção no Terraço Belvedere da Casa d’Italia, localizada na Av. Presidente Antônio Carlos, 40, no Castelo, região central do Rio de Janeiro.



A festa ocorre em 5 de junho, mas a lembrança é a 2 de junho de 1946, quando, depois de 20 meses de guerra civil (de 8 de setembro de 1943 até 25 de abril de 1945, liberação da ocupação nazifascista), o povo italiano foi chamado a votar no âmbito de um referendum, para escolher entre seguir com a Monarquia ou reiniciar com a forma institucional republicana. Foi a primeira vez na história da Itália que votaram também as mulheres. Ganhou, por poucos votos, a República.




Entre os muitos convidados, estavam o Almirante Giovanni Gargiulo, descendente do conde Francesco Antonio Maria Matarazzo, com o amigo Mauro Pereira de Lima Câmara, ambos da Escola Superior de Guerra (ESG), respeitado instituto de altos estudos e pesquisas no campo da segurança e defesa nacional. Mauro, empresário da área de relações internacionais, escritor, comendador e Vice-presidente da Betchamber - Câmara Texana de Comércio no Brasil e da FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR (FCCE), a mais antiga associação de classe no Brasil dedicada exclusivamente às atividades do Comércio Exterior sendo fundada em 05 de abril de 1932, declarou aos colegas de imprensa “que os mais de 2 milhões de fluminenses de origem italiana são um inestimável capital humano”.




Ressaltamos que além do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, a comunidade italiana lá residente, assim como seus descendentes, conta com a participação social da Associação de Intercambio Cultural ítalo-brasileira Anita e Giuseppe Garibaldi assim como do Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, para o fortalecimento das tradições régias entre os dois países.


(Fotos: Divulgações)



* Thiago de Menezes (menezes.turismo@gmail.com) - Jornalista e escritor especializado em Turismo e credenciado pela EMBRATUR. Adido de Imprensa da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil e Agente Consular do Cônsul Honorário da República da Guiné-Bissau em São Paulo, SP, com jurisdição sobre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário