quinta-feira, 18 de maio de 2017

Criado o Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (Iperid)


Novas fronteiras para a diplomacia: É criado o Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (Iperid)




Por Thiago de Menezes *


Durante os seminários que marcaram o 3º Congresso de Comércio Exterior, que aconteceu na Faculdade Damas, foi anunciada a criação do Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (Iperid). Trata-se do primeiro think tank da região Nordeste. “Os think tanks atuam como um grupo de pesquisas ou laboratório de ideias, produzindo e difundindo conhecimento sobre assuntos estratégicos. Esse é um instrumento muito usado no exterior para geração de conteúdo de excelência e de referência, com equilíbrio e rigor técnico”, explicou o Cônsul Honorário da Eslovênia, Rainier Michael.



A organização tem como meta conectar a extensa presença consular na capital pernambucana com a academia, o empresariado e o parlamento. “Temos a proposta de envolver os alunos e academia em geral e os empresários pernambucanos para que sejamos líderes nos estudos em comércio exterior e diplomacia através do Iperid”, sugere o Cônsul Honorário de Malta, Thales Castro, atual presidente da Sociedade Consular de Pernambuco. O Recife é a capital com maior rede consular no Nordeste. Em Pernambuco existem fortes Consulados, operantes Câmaras de Comércio e entidades consulares significativas para o trabalho da diplomacia econômica e comercial e o papel dos cônsules lá creditados não é só mapear oportunidades, mas também promover integrações.




Malta é o país, que juntamente com os Países Baixos e a Eslováquia, compõe os Estados-Membros que exercem a Presidência do Conselho da União Européia e trabalham em estreita cooperação. A Presidência do Conselho é exercida em regime rotativo pelos Estados-Membros da UE por períodos de seis meses. Este sistema foi instituído pelo Tratado de Lisboa em 2009. A Presidência maltesa do Conselho da UE vai de 1 de janeiro – 30 de junho de 2017, lembrando que o Brasil e Malta estabeleceram relações diplomáticas em 1975.




Presente no lançamento do Iperid, o Cônsul Geral da Argentina, Jaime Besserman, confirmou o apoio para o fortalecimento e a internacionalização dessa ação. “Essa iniciativa gera entrosamento das entidades governamentais e privadas da região com os países representados e será um grande motor para região gerando ideias, planos e sugestões para serem desenvolvidos”, afirma o cônsul. Esse foi um dos motivos que Pernambuco foi escolhido para receber essa ação e o instituto nasce com a composição de sete organizações: os consulados da Eslovênia, Malta e Argentina, a Faculdade Damas, a Rede Gestão, a TGI e a PwC. “Esse é o pontapé inicial de uma atuação que tem o objetivo de promover o diálogo com outros países que possuem fóruns semelhantes”, diz Rainier.




No seminário, o senador Armando Monteiro Neto, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, realizou uma aula magna para abrir o congresso e defendeu um maior protagonismo do Estado e do Brasil na construção de pontes para impulsionar as exportações. “Quem não tiver integrado nas redes de acordos internacionais não poderá aproveitar as oportunidades para ampliação do fluxo de comércio e de investimentos que estão colocados no mundo”, alertou. Entretanto, o pouco interesse das empresas locais foi mencionado pelo parlamentar. Ele relatou que em 2014 pouco mais de 250 empresas pernambucanas exportavam. “A crise está criando uma atenção de que o canal externo é um caminho onde o empresário tem que investir. Mas para isso precisamos mudar a cultura empresarial”. Para aproveitar as oportunidades que estão além das fronteiras, o senador defende um tema crucial para ser rediscutido no meio empresarial: “O grande tribunal da competitividade é o comércio exterior. Só exporta quem é competitivo”.


(Fotos: Divulgações)


---------------------------------

* Thiago de Menezes (menezes.turismo@gmail.com) - Jornalista e escritor especializado em Turismo e credenciado pela EMBRATUR. Adido de Imprensa da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário